terça-feira, 10 de abril de 2012

Significados, Simbologia e Curiosidades... (Part1)

Asas Estilizadas: Bonitas não?
Asas

Nome de origem hebraica com um significado a qual não vi sentido: Doutor (º_º'). Temos asas nos personagens do DDtank, na abertura do jogo, no símbolo de arma +12, mas porquê? Em todas as breves pesquisas que fiz as asas tem bons significados, sempre coisas como elevar corpo e/ou espiríto, alcançar um objetivo etc (confesso que fiquei desapontado, esperava mais significados ^^).

As asas são, antes de mais nada, símbolo de alçar vôo, isto é, do alijamento de um peso (leveza espiritual, alívio), de desmaterialização, de liberação – seja de alma ou de espírito -, de passagem ao corpo sutil. As tradições extremo-orientais, xamanísticas do Este ou do Oeste e do Ocidente, seja ele muçulmano ou judeu-cristão, não diferem sobre esse tema; porquanto o alçar vôo da alma e o xamã são ambos a mesma aventura, no que concerne à liberação da gravitação terrestre: Aquilo que o esoterismo alquímico exprimia através da imagem da águia devorando o leão. Em toda tradição, as asas jamais são recebidas, mas, sim, conquistadas mediante uma educação iniciática e purificadora por vezes longa e arriscada. Ainda nesses caso, podem-se comparar os relatos dos xamãs, os grandes místicos cristãos ou sufistas, e numerosos contos alegóricos, entre os quais, em primeiro lugar, se deveria citar os de Andersen. Contrariamente a uma idéia que tem sido aceita sem discussão, as asas do santo em oração não são apenas uma visão espiritual, como bem o atesta a crença na levitação.

Leia mais em:

http://persefonenoreinodehades.blogspot.com.br/2008/04/asas.html
http://www.significado.origem.nom.br/nomes/asa.htm
http://palavraseorigens.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html

Símbolo de arma +12

O símbolo de arma +12 contêm vários círculos, diversos caracteres a sua volta, ao centro temos, penso eu que seja a estrela de davi mas pode ser também um hexagrama em círculo ou sem se formos definir com significados diferentes, é difícil dizer, continuando... novamente asas e algo semelhante a uma shuriken (estrela de metal usada por ninjas e blábláblá).
O círculo é um símbolo universal com muitos significados. Representa noções de totalidade, inteireza, perfeição,o Self, o infinito, eternidade, todo movimento cíclico, Deus ('Deus é um círculo cujo centro está em todo lugar e cuja circunferência está em lugar algum' (Hermes Trismegistus).
Simboliza a alma e o Si-Mesmo, encontrando-se vinculado ao simbolismo da mandala e da eternidade posto que é o Alfa e o Ômega, o início e o fim da vida humana, é a uroboros e o símbolo da meta a ser alcançada, a conjunctio, a união dos opostos na psique. Os círculos mágicos costumam funcionar como um temenos, um território pertencente a Deus, um espaço delimitado, um lugar redondo, reservado para um propósito arquetípico e numinoso que é utilizado para concentrar o que está dentro e excluir o que está fora. É a imagem símbolo de uma realidade psíquica interior do homem. Para o Mestre Eckhart, Deus é "uma esfera espiritual infinita, cujo centro e circunferência estão em toda parte".

Estrela de Davi (em português brasileiro) ou Estrela de David (em português europeu) (em hebraico: מגן דוד, transl. Magen David), conhecida também como escudo supremo de Davi (David), é um símbolo em forma de estrela formada por dois triângulos sobrepostos, iguais, tendo um a ponta para cima e outro para baixo, utilizado pelo judaísmo e por seus adeptos, além de outras doutrinas como Santo Daime. Outro nome dado a este símbolo é "Selo de Salomão".
A palavra magen significa escudo, broquel, defesa, governante, homem armado, escamas. O substantivo magen, refere-se a um objeto que proporciona cobertura e proteção ao corpo durante um combate.
No Hinduísmo, cada ângulo representa um deus da trindade: Brahma, Vishnu e Shiva, respectivamente, o Criador, Preservador e Destruidor.

Um "hexagrama" um símbolo composto por 6 partes. os hexagramas são usados na religião para representar algum sentido, ou podem ser usados para transmitir qualquer mensagem em forma de simbologia.
Um hexagrama é uma forma geométrica sendo uma estrela de 6 pontas composta por dois triângulos equiláteros. A interseção é um hexágono regular.
Apesar de geralmente ser reconhecido como símbolo do judaísmo, o hexagrama é usado em outros contextos históricos, culturais ou religiosos.

De um modo primitivo, por hexagrama, podemos compreender como a reunião de seis letras ou caracteres; já que a palavra tem origem no grego e significa seis linhas ou seis caracteres (hex = seis; gramma = linha). Portanto, uma seqüência de seis sinais gráficos (letras ou figuras geométricas, por exemplo) pode ser considerada um hexagrama. Assim, na filosofia oriental denominada I Ching, o hexagrama possui uma representação linear.
Porém, dentro da maioria das escolas esotéricas ocidentais, o hexagrama usualmente assume a forma de uma estrela de seis pontas e é conhecido também por Estrela de Davi, Selo de Salomão, entre outros. É esta versão que carrega inúmeros significados ao longo da história e figura tanto como símbolo maior do Estado de Israel como na simbologia ocultista. Mesmo havendo distinções interpretativas entre o hexagrama com as linhas entre-laçadas e o hexagrama com os triângulos sobrepostos, as definições confundem-se e ampliam ainda mais as hipóteses das origens, significados e aplicações.

Leia mais em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela_de_Davi
http://profeciasoapiceem2036.blogspot.com.br/2011/01/os-significados-da-estrela-de-davi.html
http://www.salves.com.br/dicsimb/dicsimbolon/circulo.htm
http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/simbolos/hexagrama.htm

Quanto aos caracteres que ficam a volta do círculo não consegui informações, procurei por runas, tipos de alfabetos, símbolos zoadiacais etc e não consegui nada, mas não desisti, continuo pesquisando...

Castelo sombrio:

1. Minotauro

Na mitologia grega, o Minotauro (em grego: Μῑνώταυρος; em latim: Minotaurus; em etrusco: Θevrumineś), era segundo sua representação mais tradicional entre os gregos antigos, uma criatura imaginada com a cabeça de um touro sobre o corpo de um homem O autor romano Ovídio descreveu-o simplesmente como "parte homem e parte touro." Habitava o centro do Labirinto, uma elaborada construção erguida para o rei Minos de Creta, e projetada pelo arquiteto Dédalo e seu filho, Ícaro especificamente para abrigar a criatura. O sítio histórico de Cnossos, com mais de 1300 compartimentos semelhantes a labirintos, já foi identificado como o local do labirinto do Minotauro, embora não existam provas contundentes que confirmem ou desmintam tal especulação. No mito, o Minotauro eventualmente morre pelas mãos do heroi ateniense Teseu.

O termo Minotauro vem do grego antigo Μῑνώταυρος, composto etimologicamente pelo nome Μίνως (Minos) e o substantivo ταύρος ("touro"), e pode ser traduzido como "(o) Touro de Minos". Em Creta, o Minotauro era conhecido por seu nome próprio, Astérion, um nome que ele compartilhava com o pai adotivo de Minos.

Minotauro, originalmente, era apenas utilizado como nome próprio, referindo-se a esta figura mítica. O uso de minotauro como um substantivo comum que designa os membros de uma raça fictícia e genérica de criaturas antropogênicas com cabeças de touro surgiu bem posteriormente, no gênero de ficção fantástica do século XX.
Busto do Minotauro, Museu Arqueológico Nacional de Atenas.

OBS: se o Minotauro habitava originalmente um labirinto porquê adentramos um castelo guardados por globins?

2. Águia

A águia pode ser vista simbolicamente como símbolo da força, da grandeza e da majestade. Foi muito usada em brasões de exércitos, figurando nos estandartes de Ciro, rei dos Persas, e, mais tarde, durante o segundo consulado de Mário, encimando as lanças que eram insígnias das legiões. Na simbologia cristã aparece como possível símbolo da ressurreição e o triunfo de Cristo e do cristianismo. Foi também o símbolo da alma humana, o símbolo das artes. Chama-se de águia o homem muito perspicaz, penetrante, que vê longe; superior em inteligência. Representava também Zeus o rei dos deuses na mitologia grega.

3. Lobo

Não encontrei nada relativamente simbólico aos lobos, creio que a história mais significativa com um lobo, nessa caso, loba, seria a de Rômulo e Remo que ainda assim não da muita enfâse ao animal em si, falando somente que ela os alimentou quando bebês.

Me recuso a falar de globlins que guardam um castelo que o dono é um minotauro... (-_-)

Leia mais em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Minotauro
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81guia
http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%B4mulo_e_Remo

Dessa forma encerro a primeira parte de uma pesquisa inútil (mas divertida) sobre mistérios, curiosidades e simbologia e ainda enfatizo que que mistérios e símbolos muitas vezes estão relacionados aos olhos do observador pois de nada vale um significado a qual não se entende ^^.

Um comentário: